Marketing de Performance: o que é e como aplicá-lo?

Marketing de Performance: o que é e como aplicá-lo?

O Marketing de Performance é uma das muitas estratégias que envolvem o Marketing Digital. O seu foco é baseado em algo bem específico: dados.

Nele, todas as decisões são tomadas com base nesses dados, os quais são acompanhados e testados de modo constante.

No post de hoje falaremos tudo sobre Marketing de Performance, o que é e como aplicá-lo.

Boa leitura!

O que é Marketing de Performance

O Marketing de Performance é um tipo de Marketing Digital onde todas as estratégias são baseadas em análise de dados. 

Seu principal objetivo é identificar se os investimentos feitos nas mídias digitais estão dando retorno. 

Através desta análise é possível identificar o desempenho de cada um dos anúncios e suas métricas específicas, entre elas: CPC, CPA e CPL.

Existem diferentes ferramentas e plataformas para acompanhar o desempenho de cada um dos seus anúncios. Possibilitando identificar seus melhores resultados, pois, a partir daí, será possível identificar os gargalos das suas campanhas e rapidamente a fim de corrigi-los. 

Para identificar cada um deles são analisadas alguns Kpi’s que devem ser observadas durante a análise.

Quais os principais Kpi’s

Os Kpi’s (Key Performance Indicator) são algumas métricas que ajudam na mensuração do desempenho de uma estratégia e de processos de gestão

A seguir mostraremos os principais KPIs que você deve ficar de olho:

Impressões

As impressões significam quantas vezes seu anúncio foi mostrado para o público. Essa métrica é separada por canal: Facebook, Instagram, Google Ads

É importante lembrar que as impressões não são o número de pessoas que visualizam seu anúncio, pois um mesmo anúncio pode aparecer mais de uma vez para o mesmo usuário.

Cliques

Nessa métrica é preciso comparar o número de impressões com a taxa de cliques de cada uma das peças. Um anúncio só é efetivo se a taxa de cliques esteja boa. 

Se a taxa de clique está baixa e o número de impressões está bom, é importante realizar testes do tipo A/B, fazendo alterações na arte ou no texto. 

Assim é possível analisar qual a melhor forma de interação para aumentar a sua taxa de clique

Engajamento

Uma das métricas mais importantes é o engajamento de cada uma das publicações. O engajamento traduz quantas interações o post. 

São consideradas para o cálculo do engajamento de um post: likes, comentários, cliques e compartilhamentos. 

Já no Google Analytics e Google Ads devem são observados os números de páginas visitadas por sessão e compartilhamento de conteúdos.

Leads

Os Leads são potenciais clientes. No Marketing Digital um dos principais objetivos é o aumento do número de leads gerados.

Analisar o número de Leads é importante para o time comercial receber o número de interessados para alcançar seus objetivos de vendas; e também saber se a sua comunicação está sendo efetiva diante do seu público alvo

Mídia paga e mídia orgânica

Por mais que pareçam coisas opostas, a mídia orgânica e a mídia paga se relacionam entre si. 

O tráfego gerado e as buscas realizadas acontecem de modo natural, ou seja, quanto maior o seu tráfego orgânico, menor será o investimento anúncios digitais. 

Marketing de Performance: Por que aplicá-lo?

É fundamental conhecer os benefícios que o Marketing de Performance pode trazer para sua empresa.

Para isso, selecionamos as principais vantagens de implementar o Marketing de Performance no seu planejamento de Marketing Digital. São elas:

Análise em tempo real

 Esse acompanhamento aumenta a capacidade de tomada de decisão dos gestores de modo rápido e eficaz.

Resultados

Para a análise de resultados é a comparação entre canais, anúncios e campanhas diferentes, que mostram exatamente o que é mais efetivo para o seu negócio. 

Mudanças

Através das mudanças  é possível fazer alterações a qualquer momento a fim de otimizar os resultados a fim de incrementar estratégias que serão capazes de mudar o seu planejamento e, consequentemente, todos os seus resultados.

Agora que você já sabe tudo sobre o Marketing de Performance e como aplicá-lo em seu planejamento, deixamos aqui uma leitura para entender outra estratégia bastante eficiente o Growth Hacking. 

Nesta leitura, você poderá entender como ele funciona e também, como tem gerados bons resultados durante a pandemia de COVID-19. Acesse: https://www.uaisomarketing.com.br/como-o-hacking-growth-ajuda-no-delivery-em-tempos-de-coronavirus/

Boa leitura e até a próxima!.

Stefânia Delgado

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