Imagine um negócio em que o produto tem tudo para dar certo: é diferente, divertido, jovem e super atual.
Por outro lado, imagine que mesmo com todo potencial, este produto não chega ao número de clientes ideal, tendo um faturamento médio abaixo do esperado em seu E-commerce. Imaginou?
Pois foi assim que o nosso caminho cruzou com o da Trinca Camisas Personalizadas, uma empresa de produtos personalizados (de camisetas a bandeiras) especialmente para a galera que está curtindo uma das melhores fases: a vida universitária.
Então, como foi que mudamos este cenário para eles? Trabalhando juntos! Focados principalmente na Estratégia Omnichannel, oferecendo uma nova experiência de consumo completa e sem barreiras entre o Online e o Off-line.
Parece simples, mas não é! Afinal, estávamos lidando com um novo desafio que precisava de estratégias de uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação.
O trabalho exigiu de nós muita análise, alinhamento, e principalmente, paciência.
E o resultado? Quase 200% de aumento no faturamento do E-commerce e recorde de faturamento global com o mesmo valor de investimento em anúncios.
ALINHAMENTO COMERCIAL E MARKETING
O primeiro desafio de qualquer desafio: alinhamento. E não só de estratégias ou planejamento, mas também de expectativas.
Quando iniciamos o projeto precisávamos que tudo estivesse em sintonia. Por isso, nosso primeiro objetivo foi alinhar com o time comercial da Trinca, as estratégias de Marketing necessárias para chegar nos resultados desejados.
Foi um momento de muito debate, troca de ideia e aprendizado para otimizarmos os canais de vendas, e com muita paciência, chegar à glória.
Paciência, pois sabemos que no Marketing os resultados não são colhidos da noite para o dia. Antes é preciso cultivá-los. Foram 2 (dois) meses intensos de muito trabalho até chegarmos a nossa 1ª (primeira) meta batida. A partir daí, não paramos mais!
ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO E EDUCAÇÃO DO CLIENTE
Como foi dito anteriormente, a Trinca Camisas Personalizados é um cliente com um produto impecável, que só precisava melhorar suas estratégias de oferta, principalmente em anúncios e redes sociais para gerar aumento no faturamento do E-commerce.
Sendo assim, uma das etapas de alinhamento com o time deles foi a gestão e produção de conteúdo para redes sociais, tanto aqueles focados em Tráfego Orgânico, quanto os focados em Tráfego Pago.
Além da divulgação da marca e do produto, buscamos participar das conversas presentes no dia a dia universitário, criando uma identificação entre a Trinca e o seu público, reforçando essa relação de parceria entre eles.
CLAREZA DE CANAIS E FONTES DE VENDA: ANÚNCIO DIRECIONADO
Aqui na Uai Sô!, buscamos sempre uma maior clareza de informações entre o que fazemos e oferecemos.
Por isso, implementamos as ferramentas do Google Analytics, Pixels e Clarity, para entendermos o comportamento do cliente, e assim, encontrarmos formas de maximizar as vendas do E-commerce, sem deixar de lado a Personalização, carro chefe dos serviços da Trinca.
A partir da troca do Marketing com o time de vendas descobrimos a melhor forma de abordagem. Com isso, o Google Analytics reduziu 10 vezes o nosso CPV (Valor de Custo por Venda).
Além de nos ajudar a captar dados essenciais para as nossas estratégias, desde
o Custo do Lead ao Custo por Venda de cada produto (ROI e ROAS).
E não vamos parar por aqui! Agora, temos um novo desafio pela frente: o aumento do LTV (Lifetime Value), um KPI de vendas que mensura o lucro que o cliente gera para uma empresa enquanto mantém um relacionamento com ela.
Para isso, as expectativas continuam as mesmas: muito trabalho em equipe e muita vontade fazer acontecer!