Como tudo começou
Tudo começou quando a Uai Sô Marketing com Porquê foi convidada para construir a marca, o conceito e a identidade de uma empresa do ramo de produtos saudáveis.
Desafio dado é desafio aceito
Naquele momento, toda informação que nós tínhamos era a ideia para o nome dessa empresa. A pitaya é uma fruta que os fundadores gostavam muito e consideravam ter uma boa apresentação sonora.
Desenvolvemos a estratégia de criação da marca, estruturação do slogan e propomos também alguns ajustes no modelo de negócio inicial. Depois de muita pesquisa com o público alvo e análise de concorrência, identificamos o propósito da Pitaya: facilitar a vida das pessoas que prezam por uma alimentação saudável, saborosa e prática.
A partir daí, elaboramos o plano de comunicação da empresa baseado no slogan “É fácil ser saudável” e trabalhamos para que ele se tornasse mais que um mote e sim um real propósito.
Os próximos passos foram a construção da marca e o desenvolvimento das ações de branding, como criação de artigos de papelaria, adesivação interna das lojas físicas e elaboração dos materiais de apoio.
Em paralelo ao planejamento de fortalecimento da marca, colocamos em prática as estratégias para gestão das redes sociais e análise da satisfação do cliente. Como resultado desse esforço, conseguimos ajudar a Pitaya a se consolidar no mercado e abrir duas lojas físicas em pouco mais de um ano.
Chegada da pandemia
A pandemia causada pela Covid-19 pegou todo mundo desprevenido. O cenário mundial se tornou instável. Precisávamos buscar soluções viáveis e de rápida implementação para evitar que a empresa fosse forçada a fechar as portas.
Nossa missão era fortalecer a marca no digital, construir uma comunidade e conseguir escalar os pedidos semanalmente, com a fidelização dos clientes.
De imediato, analisamos os dados e os gatilhos de crescimento do mercado online. Aproximamos a comunicação da empresa junto ao público, fechamos parcerias com os aplicativos de delivery e mantivemos um acompanhamento mensal, com emissão de relatórios semanais e estudo dos possíveis cenários.
Com o tempo percebemos que os aplicativos de delivery geravam muitos custos para a Pitaya, portanto, começamos a mapear possíveis alternativas.
A princípio, a ideia era construir um aplicativo de delivery próprio da empresa, porém, essa saída requeria um alto investimento e apresentava um risco muito grande, comparado a um cenário onde não podíamos errar.
Do ponto de vista estratégico, preferimos adiar essa possibilidade e continuamos pesquisando novas soluções.
Depois de muita pesquisa, encontramos o Delivery Direto, uma alternativa financeiramente viável, consolidada no mercado e que atendia as necessidades da Pitaya. Entramos em contato com essa empresa e nos tornamos clientes.
Após essa parceria, conseguimos reduzir o custo da empresa, aumentar o número de pedidos periodicamente e expandir a presença da marca na cidade.
Dias de glória
Atualmente, Juiz de Fora conta com 4 lojas físicas da Pitaya, nas seguintes localidades: Spazio Design, Dynamo Fitness Center, Pátio São Vicente e Alto dos Passos. Além de possuir uma cozinha industrial e outros 15 pontos de venda disponíveis.
Alcançamos um faturamento de 6 dígitos em pedidos por delivery apenas este ano (2021) e mantivemos a média de 5 dígitos mensais durante a pandemia.
Transformamos a Pitaya em Lovemark juizforana, durante um período de apenas 3 anos!
Hoje, ela é uma marca reconhecida pelo comprometimento e pela confiança entre seus clientes, possui um espaço reservado no coração de cada um deles e é a primeira opção do seu público.
Bruna QuirinoSócia-diretora Pitaya