Jornada do Herói

Jornada do Herói: O que é e como aplicar nas suas vendas

Em “O Herói de Mil Faces” (1949), Joseph Campbell descreve a “Jornada do Herói” ou o “Monomito”: um arquétipo de narrativa que envolve as etapas da história de um herói.

Apesar do grande sucesso da obra de Campbell, a Jornada do Herói passou a conquistar ainda mais relevância após a adaptação de Christopher Vogler que transformou a obra em um memorando com 12 itens para os estúdios Disney. 

A fórmula se tornou a base de grandes sucessos da indústria cinematográfica, como “A Pequena Sereia” e “Matrix”. Mas, não é só no cinema que essa estrutura faz sucesso, o seu marketing também pode usufruir dessa estratégia.

O storytelling é uma ferramenta essencial para produzir copys de qualidade, e a Jornada do Herói é uma ótima forma de inserir esse processo na criação do seu conteúdo.

Confira abaixo como inserir cada uma das 12 fases do monomito na sua estratégia de marketing com exemplos de grandes sucessos do cinema:

  • Mundo comum

É a zona de conforto do personagem. O momento em que descobrimos mais sobre o cotidiano dele, informações pessoais, os relacionamentos, os desejos, as qualidades e os defeitos. É a introdução daquele universo.

Exemplo: Em Harry Potter, conhecemos a vida do protagonista como um “humano” comum, em uma casa com seus tios, vivendo seu cotidiano.

No marketing: É o momento de conhecer a persona. Saiba os interesses e o cotidiano do seu cliente, entenda seu público e saiba dialogar com ele.

Jornada do Herói
Harry Potter: A Pedra Filosofal (2001)
  • O chamado à aventura

Início de uma situação em que o herói precisa sair da sua zona de conforto. O personagem precisa, então, decidir se vai atender a esse chamado.

Exemplo: Luke, em Star Wars, descobre uma mensagem que contém o pedido de ajuda da Princesa Leia.

No marketing: Esse é o momento que chamamos de “meio do funil” ou “reconhecimento do problema”. Seu cliente descobre que existe algo que precisa resolver e então começa a pesquisar possíveis soluções.

  • Recusa do chamado

É comum que inseguranças e obrigações com um mundo comum, ou até fatores externos, faça com que inicialmente o herói recuse esse chamado.

Exemplo: Em Divergente, Beatrice luta com a indecisão de trocar de facção e abandonar a sua família.

No marketing: Aqui relacionamos com as objeções dos clientes, em que sua empresa precisa convencê-lo de que sua solução vale a pena. 

  • Encontro com o mentor

A figura do mentor representa aquela pessoa que irá dar um “empurrãozinho” para a aventura a conhecer. 

Exemplo: Cinderela conhece a Fada Madrinha, que torna sua noite muito mais fácil. 

No marketing: A sua marca deve se portar como mentor: gerar confiança, credibilidade e segurança no cliente. 

  • A travessia do primeiro limiar 

Esse é o momento em que o personagem cruza a fronteira do seu mundo comum para um novo universo de possibilidades, podendo ser uma travessia física ou interna (como a descoberta de um segredo, aprendizado de uma nova habilidade, etc).

Exemplo: Alice faz essa travessia ao chegar no País das Maravilhas.

No Marketing: Esse é o momento de decisão, em que o cliente passa a ter um novo olhar para a sua marca, vendo nela uma oportunidade. No funil, essa seria a etapa de consideração da solução.

  • Provas, aliados e inimigos

A jornada é repleta de obstáculos para que o herói possa provar sua competência. Seus aliados serão essenciais nessa fase para que consigam vencer os inimigos.

Exemplo: Em Percy Jackson, o semideus se alia à Annabeth e Grover para encontrar e derrotar o ladrão de raios.

No marketing: Para concluir a venda, sua marca precisa superar as limitações dos clientes. Nesse momento, reveja quem são seus aliados (os diferenciais do seu produto) e reforce a relevância deles para que possam superar os inimigos (objeções do cliente).

  • Aproximação da caverna oculta

Esse é o momento de reflexão do personagem. Ele se afasta da aventura para colocar a cabeça no lugar e enfrentar seus medos e conflitos antes de chegar ao momento mais perigoso da jornada.

Exemplo: Batman: O Cavaleiro das Trevas este é o momento em que o herói percebe que não é capaz de salvar Gotham sozinho.

No marketing: O momento pré decisão de compra, em que o cliente avalia os prós e contras da sua marca.

  • A provação

Uma situação difícil que o herói precisa enfrentar para alcançar seu destino. Podendo ser um teste físico como uma luta com seu maior inimigo, ou um conflito interno que deve ser superado. Nesse momento, todas suas habilidades e conhecimentos são colocados à prova.

Exemplo: Em Senhor dos Anéis, Frodo precisa destruir o anel.

No marketing: Essa é a última chance para conquistar o “sim” do cliente. É o momento de trazer conteúdos de fundo do final e mostrar os benefícios de adquirir seu produto ou serviço.

  • A recompensa

Depois da longa jornada, o herói vence o desafio e recebe a conquista que buscava (podendo ser uma recompensa física ou não).

Exemplo: Indiana Jones finalmente encontra o tesouro!

No marketing: O momento da conversão! Você conquistou o cliente e a venda foi efetuada.

  • O caminho de volta

Agora o personagem precisa equilibrar o seu “eu comum” com o seu “eu transformado”. Alguns optam pela volta ao lar, outros decidem ficar no novo mundo, mas a grande maioria adapta a antiga rotina às novidades que descobriu.

Exemplo: Dorothy volta para a casa após a aventura no Mundo Mágico de Oz.

No marketing: Momento de avaliação de toda jornada, pensando no que pode ser melhorado. Além disso, é a hora de investir no pós-venda e estabelecer um relacionamento com o cliente.

  • A Ressurreição

Uma reviravolta que pode ou não acontecer. Um clímax que surpreende o público e faz com que o herói precise enfrentar um desafio final para acabar de vez com a batalha.

Exemplo: O 3º Massacre Quartenário faz com que Katniss e Peeta precisem voltar aos Jogos Vorazes. 

No marketing: Caso surja algum problema com o cliente após a venda, a empresa deve se mostrar disposta e capacitada para oferecer todo o suporte necessário.

  • O retorno com o elixir

O elixir mostra que as coisas serão diferentes e simboliza o sucesso e a transformação do herói.

Exemplo: Em Frozen, Elsa e Anna descobrem que o amor das duas é o elixir capaz de aquecer e então conseguem descongelar a cidade.

No marketing: Feedbacks positivos, avaliação do cliente e boas indicações. São as recompensas por uma jornada de vendas bem estruturada e atenta às necessidades do cliente.

Você com certeza conhece a grande maioria dos exemplos citados neste texto. Isso mostra a eficiência dessa fórmula e como ela é capaz de prender a atenção do público no seu conteúdo. 

Transforme a sua jornada de vendas e o Storytelling da sua marca aplicando a Jornada do Herói e conquiste seguidores interessados no que você tem a dizer.

 

Por:Marina Veloso

Fonte: Rock Content, Neil Patel, Guia dos Curiosos, Bruno Crispim, Artétipos

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