Copywriting, a arte do marketing de conteúdo de persuadir e vender com palavras.
Já parou para pensar que talvez os resultados negativos da sua empresa podem estar na forma em que você produz seus conteúdos?
Para isso, você precisa entender e conhecer mais sobre Copywriting, um nome difícil, mas uma estratégia simples capaz de impactar diretamente em todos os seus resultados.
Quer aprender sobre “copy” e seus principais gatilhos para ser perfeita? Continue o post até o final!
Boa leitura!
O que é Copywriting?
Copywriting é uma estratégia de produção de conteúdo através de textos persuasivos com o objetivo de gerar conversões e vendas.
Saber produzir uma “copy” perfeita, conhecer seus principais elementos e técnicas para convencer sua persona, é necessário para atingir seus objetivos.
Com a finalidade de direcionar o público a um cadastro, compra ou conteúdo, a produção de um “copy” (texto) pode ser utilizada em e-mails, sites, anúncios, catálogos, redes sociais e muito mais.
Sendo assim, as estratégias de marketing fazem com que o copywriting se torne uma grande ferramenta para a distribuição de informação.
Diferente das escritas publicitárias, que permanecem como um instrumento de vendas diretas, o Copywriting está presente nas estratégias de atração, como o Inbound Marketing, já que a jornada de compra passa por longo processo persuasivo.
A partir daí, é possível convencer e cativar a atenção do visitante de um site ou blog, por exemplo.
Gatilhos para uma “copy” perfeita
Para criar a “copy” perfeita, é importante usar alguns tópicos relevantes para sua construção. São eles:
Persuasão
Através dela você poderá direcionar o usuário a realizar uma ação através de justificativas plausíveis.
Gatilhos Mentais
Os gatilhos mentais são ações e termos que provocam sentimentos no público e está diretamente ligado à persuasão.
Para convencer é preciso primeiro, fazer sentir, criar uma conexão.
Storytelling
É o elemento que aproxima o seu público de você e sua marca. Sua estratégia nada mais é do que contar histórias.
Pode ser utilizado tanto para descrever um produto como para contar uma história de determinada pessoa ou uma fase marcante da sua marca.
Call to action (CTA)
São os links de uma página que levam os usuários a realizar ações. Uma função simples de se aplicar que traz bons resultados.
Técnicas para uma “copy” perfeita
Depois de saber quais os gatilhos para uma “copy” perfeita, saber onde e quando aplicá-las também é muito importante. Por isso, confira algumas técnicas importantes:
Faça títulos atraentes
Uma das técnicas mais importantes, pois é através de um título atraente que o interesse do leitor será despertado.
Simplifique a leitura
Facilite a leitura do seu texto, não utilize parágrafos muito longos, organize seus trechos e utilize uma linguagem mais adequada.
Passe confiança
Utilize argumentos para que o leitor tenha mais confiança sobre o que está lendo. Referências e citações são bons exemplos disso.
Use as técnicas de SEO
As técnicas de SEO irão contribuir para que seus conteúdos sejam bem posicionados em sites de pesquisas. Para isso, utilize palavras-chaves e tags.
E aí, entendeu como os gatilhos da copy perfeita funcionam e como eles podem melhorar seus resultados?
Se você quer saber mais sobre o assunto e entender como funciona a jornada de compra, você vai gostar de ler o artigo “Jornada de compra: Como funcionam as estratégias para o sucesso do cliente”.
Clique aqui e boa leitura!
Stefânia Delgado
Fontes: Resultados Digitais e Rock Content