8 Skills para um Instagram Profissional

8 Skills para um Instagram Profissional

A rede social mais acessada do mundo, o Instagram, virou não só um lugar para compartilhamento de nossas vidas, como uma verdadeira vitrine de marcas, que usam o recurso como forma de se posicionar e até mesmo vender seu produto. Por isso, você que é profissional de marketing, precisa sacar de vários detalhes pra bombar o insta do seu cliente e fazer um conteúdo cada vez mais atrativo e alinhado com o que o consumidor gosta de ver na plataforma. Como existe um dinamismo enorme na internet, você precisa se reinventar todos os dias e ter um pouquinho de várias áreas da publicidade para se destacar. No livro Instagram Skills, escrito pelas irmãs Alcântara, que são empresárias e blogueiras de Curitiba, elas falam sobre skills para um instagram profissional, vamos lá:

8 skills de profissional de Instagram para produzir conteúdo

1. Um pouco fotógrafo

Prestar atenção na iluminação das fotos postadas, utilizar técnicas de espaçamento, simetrias e a simples regra dos terços, que vai te ajudar a enquadrar a foto da melhor maneira. 

Além disso, é importante você conhecer o equipamento que está trabalhando, bem como leves noções de edição de imagens! 

Mas a dica de ouro mesmo é buscar referências, sites como o Pinterest são cheios de imagens lindas que podem te inspirar a criar suas próprias fotografias de maneira mais profissional e bonita!

2. Um pouco diretor de arte

Esse é meu cargo aqui na Uai Sô e vou defendê-lo! Ser um D.A. é ser um profissional antenado, sempre querendo aperfeiçoar sua visão em busca de um senso crítico maior na hora de elaborar um conteúdo, seja ele arte ou foto. 

A ideia é sempre prestar atenção em qual mensagem está sendo transmitida e se ela é relevante pro público-alvo que vai consumi-la, mas lembre-se, é importante sempre tentar se destacar!

Com meus clientes da agência, eu tento sempre mesclar as formas de conteúdo e criar uma unidade visual entre eles, isso pode ser feito desde o filtro que você vai usar nas foto, mas também no estilo de ilustração que você coloca nas artes e até mesmo a forma que a logo vem aplicada em cada postagem 🙂 

3. Um pouco produtor

Qual a melhor maneira de apresentar meu produto? O papel do produtor é justamente ver a melhor forma de instigar o público por meio de elementos que podem enriquecer a imagem, trazendo ainda mais foco pro produto, que deve ser o destaque principal. 

É exatamente como uma vitrine, contextualize seu produto, mostre pessoas usando, isso gera muito desejo! Pense na publicidade de um tênis, o que é melhor? Ver uma pessoa com ele no pé ou só uma imagem solta dele em um fundo branco? 

4. Um pouco designer

Um designer cria soluções a partir de recursos estilísticos, sejam artes gráficas, ilustrações, texto… Com o olhar de um designer você consegue perceber a melhor ordem para colocar seu conteúdo, pensando nele como um grid sequencial, onde as imagens devem vir alternadas, não cansando o público com conteúdos parecidos. 

Tá sem ideias? Aqui a dica das referências super funciona também, não tenha medo de ver o que já existe. O grande diferencial de um designer de sucesso é saber pegar várias coisas existentes, misturar e transformar tudo isso em uma coisa inovadora!

5. Um pouco cool hunter

Talvez esse seja o mais importante para o contexto de uma rede social! O cool hunter é uma pessoa observadora, antenada às tendências do mercado e da internet, que está sempre em mudança. 

Estar sempre em busca de novidades, o que está na moda ajuda a criar conteúdos virais e uma maior aproximação do público, que vai perceber que a marca está ali, viva e vivendo junto com a rede! 

Memes, gifs e a utilização de novos recursos (como o recém lançado, Reels) são bons exemplo. A ideia aqui é você ser um termômetro de boas ideias, sabendo identificar padrões e fazendo associações para conseguir, assim, criar um conteúdo único. 

6. Um pouco social media

Parece meio óbvio falar isso né? Mas é primordial a noção de planejamento estratégico e a velocidade de ação de um social media, porque é ele que sabe a forma certa de se posicionar online. E pra isso, temos uma dica adicional: o copywriting! 

O que é copywriting? Uma das mais importantes skills para um instagram profissional

Lembram da Betina que ganhou milhões e viralizou na web? Aquele anúncio ficou tão famoso justamente pelo discurso que ela usou… e sabe o que a Betina é? Uma copywriter! 

Ou seja, ela é especialista em criar textos de forma a promover um produto, pessoa, ideia ou negócio. 

A partir do momento que você utiliza o tom de voz certo com mensagens-chave nas postagens e legendas é possível levar o leitor a tomar uma decisão específica. 

Por isso, o copy é essencial para melhorar e evoluir o trabalho de um social media, porque o conhecimento de como editar, tecer e construir palavras auxiliam, e muito, a tornar seu conteúdo mais atrativo e vendável. Ainda mais nas redes sociais, onde as pessoas gostam de ver e contar histórias!

7. Um pouco relações públicas 

Um RP é um gestor de comunicação que atua de forma estratégica nos mais diversos campos, e isso significa proteger, manter e/ou criar uma boa imagem por meio da mídia, junto ao público. 

Para o meio online, ter os conhecimentos de um RP facilita na comunicação com os stakeholders, sendo cada vez mais assertivo nas respostas. Falamos mais profundamente sobre isso no texto do livro O Show do Eu, citando a importância de entender o comportamento do consumidor e o propósito do cliente para uma comunicação mais efetiva. 

8. Um pouco videomaker

Os vídeos são os queridinhos nas redes sociais, e se tornaram grandes ferramentas de interação. Principalmente agora na quarentena, eles viraram parte do nosso dia-a-dia. 

São vários os recursos que podem ser utilizados: temos os stories, IGTV e agora o Reels! Solte a criatividade e utilize sem moderação essas ferramentas. 

É sempre legal mostrar bastidores, como os produtos são preparados, o dia-a-dia do empreendimento mesmo! Isso gera muito valor pra marca.

Gostou das minhas dicas sobre as skills para Instagram profissional? Então me conta, aqui nos comentários, quais dessas ou outras habilidades que você utiliza e já desenvolveu para produzir um conteúdo relevante e exclusivo para as redes sociais!

Compartilhe:
WhatsApp
Twitter
Facebook
LinkedIn

Deixe um comentário

Sobre nós

Nós somos apaixonados por pessoas. Acreditamos que a junção das melhores traz os melhores resultados e clientes.

É com essa crença que, em menos de 2 anos, já lideramos projetos que geraram mais de 150 milhões de reais para os nossos clientes.

Somos visionários e escolhemos a dedo cada membro da nossa equipe. Acreditamos, planejamos, executamos e analisamos juntos. Uma equipe pensada em cada minúcia para a melhor execução do seu projeto.

Está em nosso DNA a paixão por resultados.

Nossos serviços

Posts recentes

Cases recentes