A jornada de compra é um termo bastante utilizado no universo do Marketing Digital.
Ela se baseia em um modelo para definir o estágio em que um potencial cliente está ao longo do processo de compra.
Basicamente, vender algo não é somente ofertar um produto. É preciso também, conhecer e entender tudo o que seu cliente ideal deseja, e assim, atingir o sucesso.
Quer saber mais sobre a jornada de compra? Confira tudo em nosso post!
O que é a jornada de compra?
Como o próprio nome já diz, jornada de compra é o caminho percorrido pelo cliente até a compra (conversão).
Ao analisar os hábitos de consumo e monitorar o que o cliente está buscando na internet, é possível entender e descobrir em qual momento da compra ele se encontra.
O consumidor hoje tem mais poder de escolha, antes de comprar ele pesquisa, compara, conversa e analisa tudo sobre o seu produto. Por isso, é muito importante saber quais as considerações que irão ajudá-lo a decidir se o seu produto é o que ele precisa.
Como fazer isso? Através do Marketing de Conteúdo.
O Marketing de conteúdo é uma estratégia que possibilita a produção e entrega de conteúdos relacionados aos desejos e às necessidades do cliente.
Através dele, você colocará a sua empresa como autoridade no assunto (setor em que ela atua), compartilhando informações interessantes e relevantes para o seu lead ideal.
Essas informações vão conduzir o seu cliente facilitando o trabalho da equipe comercial e aumentando as chances de conversão.
Essa estratégia é conhecida como Inbound Marketing e o seu processo é dividido em 4 etapas diferentes.
Inbound Marketing e a jornada de compra
Para produzir um conteúdo que ajude o seu cliente a entender melhor seu problema e o que ele precisa para resolvê-lo, as estratégias da jornada de compra dentro do Inbound marketing são divididas em 4 etapas:
- aprendizado: o cliente ainda não reconhece ou tem certeza de que possui um problema ou necessidade de um produto ou serviço;
- reconhecimento: o usuário pesquisa e tem acesso a informações que ajudam a perceber a existência de um problema ou necessidade;
- consideração: ao perceber que tem um problema, o cliente segue pesquisando soluções e começa a considerar aquela que melhor se encaixa às suas necessidades;
- decisão: após analisar as opções do mercado, acontece a tomada a decisão e a compra pode acontecer.
Esse processo exige paciência e muito conhecimento. Pois, será através do conteúdo que os clientes em potencial serão guiados pela jornada de compra.
Qual o impacto da jornada de compra nas vendas?
A jornada de compra impacta de maneira positiva suas vendas, pois a quantidade de informações geradas sobre os clientes permitem também um melhor relacionamento entre a empresa e o cliente.
Para isso é importante seguir as seguintes dicas:
- Identificar o momento da venda: consumidores estão e diferentes momentos em relação ao seu próprio comportamento;
- Relacionamento próximo com clientes: conhecendo seu público-alvo, seus desejos, necessidades, interesses e hábitos de consumo.
- Personalizar o contato com o seu cliente: isso garante uma humanização do relacionamento comercial e gera vantagens estratégicas para o negócio.
- Otimizar a sua gestão: fazendo com que a equipe tenha mais foco e chances de acerto.
- Aumentando a produtividade: conhecer o cliente facilita processo de venda e o torna mais ágil e eficaz.
E aí, entendeu como funciona a jornada de compra?
Se você quer saber mais sobre decisão de compra, você vai gostar de ler o artigo “ZMOT: a importância do Momento Zero da Verdade na decisão de compra”.
Clique aqui e boa leitura: https://www.uaisomarketing.com.br/zmot-a-importancia-do-momento-zero-da-verdade-na-decisao-de-compra/
Stefânia Delgado
Fonte: Resultados Digitais